Sobre Oxum

|
Meu bem me perguntou o que é Oxum...
O que falar?
Como explicar?

Oxum é mulher
Oxum é a mulher

Amarelo é a sua cor
Amarelo, cor do ouro
cor da areia do rio que leva seu nome.

O rio...
Água doce, corrente...
assim como são as mulheres
doces, correntes, mutáveis.
Água que mata a sede.
Que abraça o corpo
Assim como meu corpo abraça e enlaça o corpo do meu amado.

É nas curvas das ondas do rio.
Que se modela o corpo das mulheres.
E dentro de nosso corpo
que essa água abraça primeiro o ser a nascer.
A água que se forma no nosso ventre, que alimenta e cura esse novo ser.

O ventre... ah! o ventre...
Esse órgão que traz a vida de tantas maneiras...!
Quando feito homem é no ventre da amada que ele procura consolo.
E mais uma vez se sente acolhido e envolto... e encontra a paz...

Quando feito homem é no ventre da amada que ele procura prazer.
Colhendo seu mel, confundindo-se com a explosão de sentidos e sentimentos que esse ato lhe traz.
E é nele que ele (e por ele) pode se perder.

Pois Oxum, a água, o rio, o ouro e a mulher também podem confundir um homem desapercebido.
confundi-lo, e perdê-lo...
Como um rio que enche subitamente e esconde quem está sobre ele.

Oxum é a força de uma guerra silenciosa.
A guerra sem armas de fogo ou armas brancas...
A guerra feita através da artimanha e (mais uma vez) do enlace.
A guerra que a mulher trava com a vida e a morte ao parir...
A guerra travada em prol da pessoa amada,
Sendo ele filho, marido ou amante.
A guerra contra qualquer coisa que vá contra a paz do seu lar.
Sendo seu lar, sua casa, seu trabalho, seu reino.

Oxum não grita, canta.
Como uma Yara tupiniquim... e seu canto sempre traz alguma transformação.

No Brasil, ela foi sincretizada com Nossa Senhora da Conceição Aparecida.
Conceição por conta da ligação com o útero, o ventre...
Aparecida porque apareceu, veio do ventre de um rio...

Meu amor quer entender Oxum...
Meu amor quer saber o que é Oxum...
Como é tolo meu amor!!!!
Pois ele tem um pouquinho de Oxum todo dia... o dia todo...

0 comentários: