“Alguma coisa está fora da ordem...”

|
“Alguma coisa está fora da ordem...”

Certa vez encaminhei a amigos e amigas, ano passado (2009), algumas notícias sobre a “legalização” de um tal evento chamado “Marcha para Jesus”, no qual o Presidente Lula, Dilma, Crivella participaram ativamente em sua defesa. Fiz críticas óbvias quanto à laicidade de tais atitudes, da necessidade de tornar lei algo que não diz respeito ao bem comum do país e de algumas conseqüências que este ato traria para nossa sociedade – um retrocesso escandaloso e um fortalecimento moral de setores conservadores que definitivamente não respeitam outros grupos religiosos (notadamente os de matrizes africanas), além de (con)firmar que existiria uma “tendência” natural de cristianização de todas as pessoas.

Naquele momento, recebi respostas, toscas por sinal, de algumas pessoas. Uma delas está a seguir: “não acho que isso descaracterize o Brasil como um país laico, muito pelo contrário, acho que pelo andar da carruagem com tanta violência e coisas ruins acontecendo, a marcha para Jesus seria um momento de reflexão e de boas novas para muitas pessoas, e quem sabe promover mais uma vez a união de todos aqueles que acreditam em Deus (seja Ele que modelo for), e se tem uma coisa que fazemos bem, comparado a outros países, é conviver juntos e misturados com várias religiões.” De forma simplista, parece que tudo ficará certo e resolvido se tivermos um dia como a marcha, ou melhor, poderíamos virar europeus colonizadores e católicos e divulgar (impor) nossos pontos de vista cristãos. Se tal atitude não é confessional e acaba com o Estado laico, eu não sei o que acabaria. A solução dos problemas sociais estaria nas religiões [?!] e em suas datas comemorativas... especialmente se fossem cristães. Seguindo esta lógica, quanto mais datas, melhor, afinal, passamos os dias sendo explorados e produzindo riquezas que nos são expropriadas... não temos tempo para refletir sobre nossa vida.

Outro comentário é mais tosco ainda: “Não entendi??? Não tem os dias dos santos católicos, não tem o dia do zumbi, Porque não pode ter a data referida??? Ou tem para todos, ou não tem para ninguém, não é????” Não é porque temos um histórico de equívocos do Estado, que devemos continuar a fazê-los. Se temos feriados “católicos” e nosso ano é altamente influenciado por datas festivas e relacionadas com estes “santos”, encaremos como processo histórico em que a cultura de nosso país foi crescendo a partir de um Estado Católico, e tem nestas nuances uma lembrança. Nosso país vive de ciclos marcadamente definidos por estas épocas, e hoje, até ciclos econômicos são ditados por estes ciclos culturais. Agora, falar de Zumbi neste contexto, colocando como se fosse um deus ou santo dos negros ou africanos é no mínimo uma ignorância histórica – especialmente vindo de uma pessoa que se diz historiadora, que no entanto, é também “da Igreja” possuindo ainda “cargo”. Era para se ter, pelo menos, uma visão refinada acerca do tema.

Neste mesmo ano (2009), o Vaticano se pronunciou e defendeu que o Ensino Religioso não só seja obrigatório, mas também que seja confessional – e não um estudo das religiões, ou de ética e moral etc.. Ora, ter uma disciplina escolar deste cunho já é uma aberração que alguns estados brasileiros praticam, como o Rio de Janeiro, especialmente sob os governos Garotinhos/Cabral. Primeiramente é um contra-senso num estado que se diz laico termos uma disciplina destinada a ensinar religião ou qualquer que seja seu desdobramento teórico – laico é não ter, e isso inclui não obrigar a ninguém a ter ou a saber sobre qualquer religião; segundo, que com esta nova onda da Igreja, a formação docente para esta disciplina é justamente de teólogos cristãos (90% de formados pelo Catolicismo e pelo Protestantismo/Evangelismo, com o restante para outras tradições religiões, para serem devidamente concursados), claramente posto que o que se pretende é ter aulas confessionais e obrigatórias nas escolas públicas. É, parece preciso angariar mais rebanhos e mais dízimos, em conseqüência. Mais poder...

Na Europa houve decisão a favor do Estado, e consequentemente, do Ensino laico, onde crucifixos foram proibidos de serem utilizados nas salas de aula!

Ainda naquele ano, o Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro proibiu qualquer manifestação religiosa nos trens, sob o processo 2009.002.02539, decisão no mínimo sensata diante do que há muito tempo ocorre nos transportes públicos do Rio de Janeiro.
Mas é preciso que isto se amplie, pois está cada vez mais complicado lidar com os ditos cristãos que não falam de Jesus nem de amor, já que tentam impor isto às pessoas, e AMOR não pode ser imposto.

Trabalho no magistério público e falo do cotidiano, mas não só escolar. Tenho trabalhado algumas questões sobre identidade e cultura nas aulas, assim como racismo, e que sempre perpassa sobre algo que as turmas normalmente ignoram devido às suas próprias formações religiosas: a “macumba” – ou qualquer outra manifestação africana ou indígena que é presente em qualquer canto de nossa terra – não necessariamente religiosa. E é incrível como a falta de respeito é aceita como “necessária” pelos ditos “cristãos” quando se trata de falar sobre este assunto.

Voltando num ônibus depois de um dia de aula, um homem começou a “pregar”, até que uma moça pediu à trocadora que desse um jeito, já que ele estava num espaço público e que ela não era obrigada a passar por aquilo. Um amigo deste homem se rebelou, falando que ela devia ter respeito diante dele e que ele não estava incomodando ninguém. Depois disto eu precisei intervir: ninguém é obrigado a escutar, seja lá o que for. E a falta de respeito do tal homem é que gerou qualquer outra falta de respeito, pois a dele foi a primeira. No entanto, como seguidor de “Jesus”, ele estaria além de certo, legítimo! E mais, várias pessoas apoiaram a pregação...

Espero que o que ocorreu nos trens ocorra em qualquer transporte público...
E que o estado laico se efetive...
E que a tolerância religiosa seja praticada, principalmente pelas pessoas que se dizem amorosas...


Links relacionados:
http://www.estadao.com.br/noticias/nacional,lula-sanciona-projeto-que-institui-marcha-para-jesus,429197,0.htm

Muito além do Cidadão Kane - para entender mais de Brasil:
http://video.google.com/videoplay?docid=-570340003958234038&q=rede+globo

Para saber do que trata o link acima:
http://www1.folha.uol.com.br/folha/brasil/ult96u375398.shtml

Ensino religioso não pode ser substituído, diz Vaticano
http://www.catolicasonline.org.br/ExibicaoNoticia.aspx?cod=533

Tribunal europeu opina contra obrigatoriedade de crucifixos em salas de aula
http://br.noticias.yahoo.com/s/03112009/40/mundo-tribunal-europeu-opina-obrigatoriedade-crucifixos.html

http://www.lideranca.org/cgi-bin/index.cgi?action=forum&board=atualidades&op=display&num=5471

http://gazetaonline.globo.com/_conteudo/2009/09/534084-justica+proibe+pregacoes+em+trens+do+rio+de+janeiro.html

http://poeticainculta.blogspot.com/2009/09/justica-proibe-cultos-evangelicos-nos.html

http://ceticismo.net/2009/09/24/justica-proibe-cultos-religiosos-nos-trens-urbanos-do-rio/

TV Pública: Estado laico x proselitismo religioso
http://www.cartamaior.com.br/templates/materiaMostrar.cfm?materia_id=16888&boletim_id=748&componente_id=12467

http://www.ebc.com.br/conselho-curador/consulta-publica

0 comentários: