Escravidão Nunca Mais

|
Tema será debatido por meio do projeto 'Biblioteca Fazendo História', no Rio de Janeiro

Com o tema Escravidão nunca mais: fatos surpreendentes ontem e hoje, a Revista de História da Biblioteca Nacional (RHBN) promove mais um debate dentro do projeto ‘Biblioteca Fazendo História’, que tem por objetivo criar discussões em torno de assuntos relevantes da História do Brasil, publicados nas edições da revista.

O debate está marcado para a próxima terça-feira, dia 16, no auditório Machado de Assis da Fundação Biblioteca Nacional, vinculada ao Ministério da Cultura (Rua México s/nº, Centro, Rio de Janeiro). A entrada é franca. O tema relativo à escravidão é destaque nos artigos de capa da edição nº 54 da RHBN do mês de março.

A relação entre escravidão, abolição e formação da classe trabalhadora no Rio de Janeiro, entre as décadas do Século XIX e as primeiras do século XX, será desenvolvida pelo professor de História do Brasil da Universidade Federal Fluminense, Marcelo Badaró Mattos. Outro momento interessante do debate acontecerá quando a professora Keila Grinberg, do departamento de História da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, apresentar casos de escravos que conseguiram a liberdade no Brasil no Século XIX e as consequências para o processo mais amplo de abolição da escravidão no Brasil.

O mediador dos debates será o pesquisador da equipe da RHBN, Marcello Scarrone. Na ocasião, serão distribuídos certificados de participação que poderão ser utilizados pelos alunos como horas de atividades complementares em suas universidades. Também haverá o sorteio de uma assinatura da RHBN com a duração de um ano.


Tempo real - Os debates do projeto ‘Biblioteca Fazendo História’ são transmitidos em tempo real, via Internet, no site www.institutoembratel.org.br, através do link TV PontoCom.

A Revista de História da Biblioteca Nacional foi lançada em 2005 com o propósito de oferecer informações de qualidade em matérias e artigos criados por historiadores do país. Ela conta com a chancela e o rico e variado acervo iconográfico da Fundação Biblioteca Nacional. A publicação é editada mensalmente pela Sociedade de Amigos da Biblioteca Nacional e pode ser encontrada nas bancas.

O conteúdo de todas as edições pode ser acessado no site www.revistadehistoria.com.br.

(Texto: Gláucia Ribeiro Lira, Comunicação Social/MinC)
(Fonte: Revista de História da Biblioteca Nacional)
http://www.cultura.gov.br/site/2010/03/10/escravidao-nunca-mais/

0 comentários: